A Maxillaria oreocharis é uma espécie de pequeno a médio porte, de crescimento ascendente, composta por pequenos pseudobulbos lateralmente achatados, trazendo no seu ápice uma única folha, linear lanceolada. Como é típico deste género, as inflorescências são solitárias, com pequenas flores belamente coloridas, de cerca de 3 cm.
Família: Orchidaceae Género: Maxillaria Espécie: oreocharis
Habitat natural: Espécie epífita, que se desenvolve em florestas montanhosas, chuvosas e húmidas, de média e baixa altitude, entre os 100 e os 1100 metros. É nativa de países como a Costa Rica, a Nicarágua e o Panamá.
Cultivo: É cultivada todo o ano na estufa temperada quente, em local mediamente sombreado, com boa ventilação e elevado teor de humidade do ar. A planta está montada numa pequena placa de cortiça, com alguma fibra de coco a envolver as raízes. Opcionalmente, também poderá ser cultivada em vaso.
Como é cultivada em placa, as regas devem ser frequentes e abundantes, quase diárias nas estações mais quentes e secas do ano. No Inverno reduzir as regas, mas manter uma certa periocidade das mesmas, para não deixar desidratar a planta.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, com cerca de metade, ou menos de metade da dose indicada pelo fornecedor/fabricante, por cada litro de água aplicado. No Inverno deixo de fertilizar.
Muito interessante esta espécie, os bulbos, folhas e flores se mantém num mesmo conjunto de beleza incríveis! Abraço!
ResponderEliminarObrigado Jalo, pelo comentário e pela apreciação!
EliminarUm abraço