O Cymbidium wenshanense é uma espécies mais raras deste género, sendo uma planta de médio porte, com flores lindíssimas, exóticas e bem perfumadas. É difícil de encontrar nos mais diversificados circuitos comerciais para orquidófilos, podendo ter a sorte de ser observada numa ou noutra exposição europeia.
Família: Orchidaceae Género: Cymbidium Espécie: wenshanense
Habitat natural: É uma espécie que geralmente se manifesta de forma epífita, em árvores de florestas entre os 1000 e os 1500 metros de altitude, em Yunnan, província da China e no Norte do Vietname.
Cultivo: É cultivado todo o ano na estufa fria, onde as temperaturas descem até aos dois a três graus, em local mediamente sombreado, nunca recebendo sol direto. O ambiente de cultivo é bem ventilado e com elevado teor de humidade de ar.
Utilizo um vaso alto e estreito e um substrato à base de casca de pinheiro média e fina (cerca de 70%), argila expandida (cerca de 20%) e perlite (cerca de 10%). Estas percentagens são meramente indicativas.
A periodicidade das regas deve ser a necessária para manter o substrato apenas húmido, não sendo conveniente deixar secar por períodos prolongados de tempo.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com doses pouco concentradas (metade da dose indicada pelo fornecedor, para cada litro de água). No Inverno suspendo as fertilizações.
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia