O Dendrobium equitans é uma espécie de médio porte, apresentando pequeníssimos pseudobulbos seguidos por caules finos e longos, com diversas folhas, dispostas alternadamente ao longo dos mesmos, finas, coriáceas e pontiagudas. As suas inflorescências ´são solitárias, surgindo sequencialmente, com pequenas mas belíssimas flores brancas, maculadas de amarelo nas base do labelo.
Família: Orchidaceae Género: Dendrobium Espécie: equitans
Habitat natural: Esta espécie desenvolve-se como planta epífita ou litófila, crescendo geralmente sobre os troncos das árvores, em florestas cujas altitudes podem oscilar entre os 100 e os 600 metros, nas Filipinas e em Taiwan.
Cultivo: É, decididamente, uma planta a cultivar em ambientes temperados/quentes, em locais sombreados mas com boa luminosidade, elevado teor de humidade do ar e boa ventilação.
Esta minha planta está cultivada na estufa aquecida, num pequeno cesto de madeira, suspenso, com substrato para epífitas (casca de pinheiro grossa e argila expandida).
Rego com frequências nos períodos mais quentes e secos do ano, de modo a manter a planta sempre bem hidratada. No Inverno respeito um período de repouso, regando apenas se necessário para a manter hidratada. Se o tempo estiver frio e chuvoso, evitar as regas.
Fertilizo uma a duas vezes por semana, com o Akerne Rain Mix, sempre com doses pouco concentradas, utilizando apenas metade a um terço da dose indicada pelo fornecedor, por cada litro de água. É sempre preferível reduzir à dose e aumentar ao número de aplicações, princípio que é válido para a quase generalidade das orquídeas.
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia
http://wcsp.science.kew.org/qsearch.do
Diferente a estrutura desta planta, mas de uma floração muito bonita! Parabéns!
ResponderEliminarObrigado Jalo. Abraço.
Eliminar