O Bulbophylum sikkimense é uma espécie miniatura com pequeníssimos pseudobulbos ovalados, ligeiramente achatados, com folhas curtas e carnudas (cerca de 5 cm), ovaladas lanceoladas. As inflorescências são compostas por diversas flores, belamente dispostas em forma de umbela.
Família: Orchidaceae Género: Bulbophyllum Espécie: sikkimense
Habitat natural: Desenvolve-se, no seu estado natural, como uma planta epífita, nas encostas de florestas de baixa altitude, entre os 300 e os 500 metros, no Estado de Sikkim, no Nordeste da Índia.
Cultivo: Sendo uma espécie de zonas de baixa altitude, deve ser cultivada em estufa aquecida durante o Inverno, mantendo as temperaturas mínimas sempre acima dos 12 graus. O ambiente deve ter, constantemente, um elevado grau de humidade, ser bem sombreado e com bom arejamento.
Utilizo um vaso pequeno (cerca de 8 cm de diâmetro) e uma mistura maioritariamente composta por casca de pinheiro fina e média, alguma argila expandida e alguma perlite.
Rego de forma a manter o substrato húmido durante todo o ano, sem encharcar, regulando a periodicidade das regas conforme condições de cada estação.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, duas a três vezes por semana, em doses pouco concentradas (metade da dose prescrita), deixando de fertilizar durante todo o Inverno.
A maneira como as flores se dispõem já se configura numa das etapas de beleza...depois, o próprio formato e a sincronia das flores! Abraço.
ResponderEliminarJalo, obrigado pela sua interessante observação sobre esta espécie.
EliminarUm abraço