O Cimbidium lancifolium é uma espécie que se diferencia bem de todas as outras espécies deste género, não só pela forma como surgem as inflorescências, como também pela sua folhagem caraterística. Outra peculiaridade é o facto de florir no final da Primavera e ou Verão. As suas flores são levemente perfumadas e de bonitas cores, contrastes e formas.
Família: Orchidaceae Género: Cymbidium Espécie: lancifolium
Habitat natural: É uma espécie de pequeno/médio porte, que se desenvolve de forma litófila ou terrestre, sobre os afloramentos calcários ou em fendas húmidas e repletas de húmus, nas florestas de folhosas, em altitudes que podem oscilar entre os 2000 e os 2300 metros. Pode ser observada numa vasta área geográfica da Ásia, em países como a China, Índia, Coreia, Japão, Taiwan, Tailândia, Birmânia, Laos, Malásia, Camboja, Vietname, Nova Guiné e algumas ilhas da Indonésia.
Cultivo: Sendo uma espécie proveniente de altitudes elevadas, pode ser cultivada todo o ano nas estufa fria, ou mesmo no exterior, desde proporcionado o sombreamento necessário. O ambiente de cultivo dever ser parcialmente sombreado, bem ventilado e com elevado grau de humidade.
Esta minha planta está num vaso alto e estreito (20 x 9 cm), em substrato à base de casca de pinheiro fina, argila expandida e perlite. Este deve ter a capacidade de reter um elevado grau de humidade, mas sem encharcar. Mudar a planta sempre que o meio de cultura apresente sinais de degradação.
Rego de forma a que o substrato se mantenha bem húmido o ano todo, sendo as regas bastante mais frequentes na Primavera e no Verão.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix duas vezes por semana, aplicando cerca de metade da dose indicada pelo fornecedor. Durante o Inverno suspendo as fertilizações, retomando-as logo no Início da Primavera.
Perfeito estas flores; esta florada!
ResponderEliminarO novo layout do blog está incrível, parabéns! Abraço!
Muito obrigado Jalo, pela sua apreciação. Grande abraço.
Eliminar