A Aerides flabellata, cujo sinónimo é Vanda flabellata, é uma espécie do grupo das vandáceas, de pequeno a médio porte, com hastes florais pendentes compostas por diversas flores lindamente coloridas e dispostas espaçadamente entre si, com cerca de 2 a 3 cm de envergadura cada uma. Em algumas fases do dia nota-se um perfume suave e agradável.
Família: Orchidaceae Género: Aerides Espécie: flabellata
Habitat natural: Esta é uma espécie de desenvolvimento epífito, que se desenvolve em zonas de bastante luz, nas margens das florestas ou em florestas pouco arborizadas, em altitudes bem diferenciadas, entre os 300 e os 1700 metros, em países como a China (província de Yunnan), a Birmânia e a Tailândia.
Cultivo: À semelhança das Vanda, esta está cultivada num pequeno cesto suspenso, praticamente sem substrato.
Está na zona da estufa com a luminosidade mais acentuada, mas sem sol direto, com boa ventilação e elevado grau de humidade. No Inverno as temperaturas nunca descem abaixo dos 11 a 12 graus.
Nas estações mais quentes e secas as regas são quase diárias, reduzindo drasticamente no Inverno, sobretudo nas semanas mais chuvosas.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix três vezes por semana, desde o início da Primavera até meados do Outono, sempre com metade da dose indicada pelo fornecedor. No restante período do ano suspendo as fertilizações.
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia
Olá Américo
ResponderEliminarÉ uma flor instigante com este labelo alongado, acho
que estou chamando certo esta parte da flor, estou?
Abraço.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Olá Simone!
EliminarEssa parte com prolongamento abaixo do labelo é o esporão. Ele tem realmente uma posição pouco comum relativamente à maioria das outras orquídeas, o que torna esta espécie um pouco especial.
Um abraço
Que belo, Américo, parabéns pela maravilha que nos dar a conhecer aqui no seu Blog! Grande abraço!
ResponderEliminarObrigado Jalo. Fico muito satisfeito por ter gostado.
EliminarGrande abraço