O Epidendrum hugomedinae é uma planta de pequeno porte, com o caule fino, em forma de cana e diversas folhas oblongo-elípticas, carnudas, tingidas de roxo e dispostas alternadamente, desde a base até ao topo. As suas inflorescências surgem no ápice do caule e são compostas por uma haste curta, com diversas flores miniatura, densamente dispostas, de cor branca, finamente maculadas de vermelho no labelo e agradavelmente perfumadas.
É uma orquídea adequada par climas frios, podendo mesmo ser cultivada no exterior.
Família: Orchidaceae Género: Epidendrum Espécie: hugomedinae
Habitat natural: Espécie epífita, que se desenvolve em altitudes elevadas, à volta dos 1600 metros, ou mais, nas florestas de algumas regiões do Equador.
Cultivo: Está cultivada na estufa fria, em local sombreado mas com boa luminosidade, bem ventilado e com elevado grau de humidade. Utilizo um pequeno vaso, com cerca de 10 cm de diâmetro, com substrato para epífitas.
Regas suficientes apenas para manter o substrato sempre húmido, ao longo de todo o ano, mas sem nunca encharcar. É importante não deixar secar totalmente, pois pode prejudicar o desenvolvimento da planta.
Aplico fertilizante Akerne Rain Mix, duas a três vezes por semana, sempre em doses de baixa concentração. Suspendo as fertilizações durante o Inverno.
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia
Esta me encanta. Saludos.
ResponderEliminarObrigado Teresa. Beijo.
EliminarMuito interessante; apreciei bastante o formato da estrutura da orquídeas e a forma com as flores aparecem (bem como a cor e a forma das mesmas). Valeu mesmo, abraço!
ResponderEliminarObrigado Jalo. Abraço!
EliminarAcabei de ganhar uma espécie dessa,agora vem os cuidados para com a orquídea.
ResponderEliminarDesejo que tenha sucesso com ela.
Eliminar