Reputada de difícil cultivo, a Cattleya schilleriana adaptou-se bem ao meu espaço e está agora com a sua primeira magnífica floração. É uma espécie bifoliada, de pequeno porte, com flores de grande dimensão e de um colorido estonteante. Estas são de longa duração, cerosas e perfumadas, destacando-se nelas o labelo, tanto pelo seu colorido, como pela sua forma e textura. Cada haste floral pode conter entre uma a cinco flores, sendo pouco comum o número máximo.
Família: Orchidaceae Género: Cattleya Espécie: schilleriana var. 'Sophie' x 'Ria Ladda'
Habitat natural: É uma espécie nativa do Brasil, crescendo como planta epífita sobre árvores ou arbustos, em habitats com um período relativamente prolongado de seca, em altitudes que oscilam entre o nível do mar e os 800 metros. Está já ameaçada de extinção, sendo mesmo considerada por alguns autores como sendo já extinta no seu ambiente natural.
Cultivo: Está cultivada num pequeno cesto de madeira, suspenso, em substrato à base de cortiça grossa (3 a 4 cm) e argila expandida.
Requer um local com boa luminosidade, como a maioria das espécies deste género, mas sem sol direto. Ambiente bem arejado e com alto teor de humidade.
Rego e fertilizo (Akerne Rain Mix) duas a três vezes por semana, por vezes quatro, dependendo muito das condições meteorológicas. No Inverno suspendo as fertilizações e mantenho o substrato apenas ligeiramente húmido. A utilização do fertilizante deve ser sempre com doses de baixa concentração, metade ou menos de metade da dose indicada pelo fornecedor. É sempre preferível aumentar ao número de aplicações, do que aumentar a dose por cada aplicação.
https://www.facebook.com/americo.pereira.39904
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia
Esta variedad, es de mis favoritas. Besitos.
ResponderEliminarTambém para mim Teresa. Obrigado. Beijos.
EliminarÉ uma orquídea lindíssima Américo, talvez por isso, em risco de extinção; também provavelmente por causa da degradação do seu ambiente natural!
ResponderEliminarParabéns: lindas fotos e boas informações. Abraço!
Bem observado Jalo. Infelizmente, as orquídeas sofrem com excesso de coleta e também com a degradação ambiental. Obrigado pelo comentário.
EliminarUm abraço