Uma das minhas espécies preferidas no género Phragmipedium. Destaca-se pela singularidade das suas formas e pelas cores bem contrastadas e com pormenores deliciosos nos seu desenhos. É uma planta de pequeno porte, para o género, com flores de boa dimensão e com folhas coriáceas também pouco comuns e bonitas. Tal como é hábito nos Phragmipedium as hastes florais comportam várias flores que se vão abrindo sucessivamente umas às outras, nunca em simultâneo.
Família: Orchidaceae Género: Phragmipedium Espécie: pearcei
Habitat natural: Espécie terrestre ou litófila, que se desenvolve preferencialmente nas margens dos rios ou nas zonas húmidas próximas, em habitats entre os 300 e os 1300 metros de altitude, no Peru, na Colômbia, no Equador e na Costa Rica.
Cultivo: Está cultivada num vaso médio, num substrato composto por uma mistura de casca de pinheiro (cerca de 50%) argila expandida, alguma cortiça e perlite. Rego frequentemente, sobretudo nas estações mais quentes e secas, de forma a manter o substrato sempre muito húmido, nunca devendo secar entre regas. No Verão mantenho o vaso num prato com cerca de 2 cm de água. Temperaturas intermédias a quentes durante o ano e um elevado grau de humidade do ambiente. Aplico fertilizações duas vezes por semana (com grande redução no Inverno), com doses de baixa concentração, com o Akerne Rain Mix.
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia
Já percebi que elas não florescem se não trem dosagens de fertilizantes,
ResponderEliminartenho uma que que até seu crescimento está lento por causa da falta de
fertilizante.
Abraço.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Sim Simone ´´e importante fertilizar com alguma regularidade, embora sempre com doses pouco elevadas.
EliminarAbraço
Um belíssimo exemplar, a forma distribuída como em touceira e a maneira a haste se projeta e solta a linda flor, permite-nos afirmar que se trata de uma orquídea muito bela e apreciável! Parabéns, grande abraço!
ResponderEliminarObrigado Jalo. Fico muito satisfeito que tenha apreciado esta maravilha.
EliminarGrande abraço