Esta é apreciada, por especialistas e muitos aficionados, como a espécie mais bonita do género Maxillaria. Sendo considerada por alguns como um sinónimo da Maxillaria grandiflora, ela distingue-se desta, contudo, como sendo originária de um habitat específico das encostas ocidentais andinas e por possuir flores de maior dimensão (cerca de 12 cm). É uma planta de grande porte, com hastes florais eretas e flores solitárias, com um delicioso perfume adocicado .
Família: Orchidaceae
Género: Maxillaria
Espécie: lehmannii
Habitat natural: Manifesta-se, no seu estado natural, nas florestas húmidas do Equador e da Colômbia (talvez também o Peru), entre os 1800 e os 2000 metros de altitude, como uma planta epífita ou terrestre.
Cultivo: está cultivada em substrato de granulado fino, com base em casca de pinheiro, fibra de coco, alguma areia e perlite. Regas frequentes, de forma a manter o substrato sempre húmido, com adubações frequentes nas estações mais quentes do ano. Prefere os locais mais sombrios e frescos da estufa, não tolerando temperaturas demasiado elevadas.
Oi, Américo! Que espetáculo, não conhecia esta espécie. Mas concordo, deve ser realmente a mais bonita Maxillaria. A foto ficou perfeita, parabéns! Muito obrigado por compartilhar estas valiosas informações.
ResponderEliminarUm grande abraço!
Olá Sérgio!
EliminarMais uma vez fico lisonjeado com a sua visita e o seu comentário. É sempre um prazer compartilhar com os amigos.
Um abraço
Américo como é linda.
ResponderEliminarObrigada por compartilhar, eu não conhecia.
abraços
Olá Elisabete!
EliminarSendo um colecionador das espécies de Maxillaria, esta é uma das minhas preferidas. Obrigado pela visita e pelo comentário.
Um abraço
Realmente mt bonita: tem particularidades (nos tons e detalhes) para além de outras flores de maxillaria! Grande abraço.
ResponderEliminarOlá Jalo!
EliminarPara além da sua beleza, o seu perfume é uma prenda extra.
Obrigado pelo comentário.
Um abraço