Mais uma miniatura no género Maxillaria. A planta não ultrapassa os 6 a 8 cm e as suas flores, quase negras, não excedem, em média, 1 cm de dimensão.
Família: Orchidaceae
Género: Maxillaria
Espécie: juergensii
Habitat natural: Planta epífita das florestas tropicais húmidas, de baixa altitude, do Brasil, Equador e Bolívia.
Cultivo: Está cultivada montada numa pequena placa de cortiça. Sendo uma planta de baixa altitude, das regiões tropicais, aprecia temperaturas moderadas a quentes, com elevado teor de humidade, sobretudo nos meses mais quentes. Deve ser regada/pulverizada e fertilizada com regularidade, reduzindo ligeiramente nos meses mais frios. É uma espécie de crescimento lento.
Boa tarde, Américo!
ResponderEliminarMais uma excelente postagem!
Tenho-as compartilhado lá na Comunidade Orquídeas.
Obrigada!
Bom início de semana!!!
Abraço
Obrigado pela visita. Boa semana para si também.
EliminarUm abarço
ela é linda e está com uma saúde !!!
ResponderEliminarabraços
É mais uma belíssima "Brasileira"!!!
EliminarUm abraço
Tem uma cor maravilhosa, lindaaaaaaa
ResponderEliminarSão poucas as orquídeas que têm esta cor quase negra, de que eu gosto muito.
EliminarEssa é uma das maxillaria mais lindas; umas das mais perfeitas do seu gênero....Pq ela enconta e transborda de tanta beleza!!
ResponderEliminarJalo Nunes, concordo plenamente.
ResponderEliminarOi, Américo! Gosto bastante destas miniaturas e fiquei impressionado com a cor desta Maxillaria! Que espetáculo. Suas fotografias revelam cada detalhe da flor, adorei. Parabéns pelas imagens e pelo cultivo!
ResponderEliminarUm grande abraço!
Olá Sérgio!
EliminarAdoro o género Maxillaria, pela diversidade, pelo exotismo e pelos perfumes. Obrigado pela visita e pelo comentário.
Um abraço
Caramba, na cortiça!
ResponderEliminarQue ideia boa! Pena que aqui não temos placas assim... ela parece muito feliz ali.
Tenho uma no cachepot, mas há uns 2 anos não dá flores. Agora que está brotando novamente....
Abração!
A cortiça, aqui em Portugal, é uma excelente opção de cultivo para muitas orquídeas e a mais fácil. Esta cresce muito lentamente, mas tem uma bonita floração. Obrigado pela visita.
EliminarUm abraço
tenho uma Maxilaria Schunkeana. Ainda não deu a primeira florada. É a mesma desta postagem ou diferente? a descrição que vc fez corresponde muito.Parabéns pelo blog. Muito bem feito e alimentado.
ResponderEliminarA Maxillaria schunkeana é muito diferente desta. Apenas a cor das flores é muito semelhante, sendo a M. schunkeana ainda mais "negra", sendo lindíssima. A planta e as flores da M. schunkena são ligeiramente maiores do que a M. juergensii.
EliminarObrigado pela visita.
Obrigado pela resposta e sua atenção. Estive lendo outros post seus e estou gostando muito. Bom final de semana.
EliminarBoa noite!!! Não consigo cultivar essa orquídea, já tive duas e foram se soltando os ramos. Agora tenho uns três amarrados numa madeira com um pouco de sfagno, onde estou errando? Obrigada, linda a sua.
ResponderEliminarOlá Neila! A minha também está amarrada num pouco de cortiça, com muito pouco esfagno. Está num local com boa luz, mas sempre com sombra (não leva sol direto) e boa humidade do ar. Rego com frequência nas estações mais quentes e secas do ano e rego menos no Inverno. Fertilizo uma vez por semana. Penso que com estas condições terá sucesso.
Eliminar