Outros

quinta-feira, 28 de março de 2013

Oncidium margalefii

 
 
 
Este belíssimo Oncidium, também conhecido como Lophiaris margalefii, possui pseudobolbos muito pequenos, encimados por uma única folha de grandes dimensões, coriácea e suculenta, característica pouco comum para este género. A haste floral é composta por várias flores, de cerca de 5 cm cada uma, com características semelhantes à generalidade dos Oncidium, com uma base de amarelo intenso, cerosas e muito vistosas.
Família: Orchidaceae
Género: Oncidium
Espécie: margalefii
Habitat natural: Espécie Mexicana, desenvolvendo-se nas montanhas chuvosas, até aos 2100metros de altitude.
Cultivo: Está num pequeno vaso, com um substrato à base de casca de pinheiro grossa. Aprecia temperaturas moderadas a quentes, regas e fertilizações regulares no período mais quente e seco do ano, com forte redução no Inverno.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Maxillaria juergensii

 
 
Mais uma miniatura no género Maxillaria. A planta não ultrapassa os 6 a 8 cm e as suas flores, quase negras, não excedem, em média, 1 cm de dimensão.
Família: Orchidaceae
Género: Maxillaria
Espécie: juergensii
Habitat natural: Planta epífita das florestas tropicais húmidas, de baixa altitude, do Brasil, Equador e Bolívia.
Cultivo: Está cultivada montada numa pequena placa de cortiça. Sendo uma planta de baixa altitude, das regiões tropicais, aprecia temperaturas moderadas a quentes, com elevado teor de humidade, sobretudo nos meses mais quentes. Deve ser regada/pulverizada  e fertilizada com regularidade, reduzindo ligeiramente nos meses mais frios. É uma espécie de crescimento lento.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Paphiopedilum malipoense

 
 
 
Este Paphiopedilum está novamente em flor. Esta espécie maravilhosa é originária de algumas regiões da China e do Vietname, onde se desenvolve como planta litófila,  em florestas montanhosas até aos 1500 metros de altitude.
As suas flores, de grandes dimensões e formas pouco comuns, são referenciadas como sendo perfumadas, embora eu não consiga sentir muito bem o seu aroma.
Devendo ser cultivada em condições semelhantes às outras Paph., esta aprecia, contudo,  temperaturas um pouco mais elevadas e regas mais abundantes.

segunda-feira, 18 de março de 2013

4ª Exposição de Orquídeas da Cidade do Porto

Decorreu este passado fim de semana a 4ª Exposição de Orquídeas da Cidade do Porto, 2ª Internacional. Mais uma vez foi evidente o sucesso deste evento ligado à orquidofilia, não só pela quantidade e qualidade dos expositores presentes, como também pelas conferências diversificadas e pela grande afluência de público, durante os três dias da exposição. Para os mais aficionados, deste universo ligado às orquídeas, foi a oportunidade de apreciar adquirir novos exemplares de orquídeas, algumas delas raras e difíceis de encontrar no mercado.
 
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 11 de março de 2013

Gastrochilus bellinus

 
 
 
Mais uma miniatura com belas flores, intensamente coloridas e com formas exóticas e exuberantes. É uma planta epífita, de crescimento monopodial, com hastes florais relativamente curtas e várias flores densamente dispostas.
Família: Orchidaceae.
Género: Gastrochilus
Espécie: bellinus
Habitat natural: Planta epífita que se desenvolve nas florestas compactas da Birmânia, Tailândia, Laos e parte da China, a altitudes entre os 700 e os 1700 meteros.
Cultivo: Está "montada" numa placa de cortiça.  Necessita de um elevado grau de humidade, de regas e fertilizações regulares ao longo de todo o ano; mais frequentes na Primavera e no Varão e mais espaçadas no Inverno. Suporta temperaturas moderadas.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Ophrys fusca - Variações Cromáticas

 
 
 
 
 
 
 
É curiosa e mesmo intrigante a grande variação cromática que podemos encontrar numa mesma população de Ophrys fusca, uma das espécies que podemos encontrar com mais frequência, em várias regiões do Centro e Sul de Portugal.
Estas fotos foram obtidas na freguesia de Paderne, Concelho de Albufeira, Algarve, em finais de Fevereiro de 2013.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Cymbidium goeringii 'Cui Gai He'

 
Primeira floração deste Cymbidium que está comigo desde 2011. Apesar de não estar perfeita, graças à "generosidade" de uns "amigos" caracóis, dá para perceber a beleza das suas formas e colorido. Esta espécie está entre uma das minhas preferidas neste género. O seu perfume adocicado é outra das suas características que muito aprecio.
Os cuidados de cultivo são idênticos aos outros cultivares já descritos anteriormente neste Blog.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Cymbidium lianpan 'Zu Si Yu He'

 
 
 
Este Cymbidium é mais uma das minhas aquisições em 2012, que me presenteou com esta bela floração. É também considerado um dos mais apreciados entre os Cymbidium "chineses" e adatpa-se bem a climas temperados/frios.
Exige apenas um substrato com boa capacidade de resistência à decomposição e com boa capacidade de drenagem e arejamento. Aprecia também um bom grau de humidade, com regas e fertilizações regulares.