Comprei esta Cattleya há 3 anos atrás e há um ano surgiu o primeiro e único botão que, graças à "gentileza" de um caracol que por aqui andava, não cheguei a ver a flor. Este último Natal prendou-me com esta bela floração e daí a característica de, popularmente, em algumas regiões, ser conhecida por Cattleya do Natal.
Endémica da Venezuela, esta espécie de médio porte apresenta pseudobolbos com aproximadamente 10cm, sendo unifoliada, de folhas coriáceas de 15/20cm e de forma oblonga e elíptica. Do topo dos pseudobolbos surgem belas florações, com uma a duas flores por haste e ricamente coloridas.
Deve cultivar-se em substratos próprios para orquídeas epífitas, em ambientes com muita luz mas sem sol directo, suportando temperaturas moderadas e mesmo com algum frio durante o Inverno, devido a ser uma planta que, no seu ambiente natural, cresce entre os 1300 e os 2000 metros de altitude.
bem bonita amigo Américo afinal também se dão por essas bandas não e assim tão frio como o Américo dizia aqui na zona de Sintra se-calhar e mais fria um abraço e bom Domingo.
ResponderEliminarLinda!
ResponderEliminarEsse labelo é fantástico. Parabéns pela floração.
Também já tive amigos caracóis como esse.
ResponderEliminarSão muito bonitas.
O Orquidófilo é um jardineiro paciente!
:-)
Caro Américo parabéns pela maravilhosa orquídea.
ResponderEliminarSuas plantas sempre lindas. Gostaria por favor que você me sugerisse um adubo.
Abraços
Lella
Cara Lella,
ResponderEliminarnas minhas orquídeas costumo aplicar, pulverizando as folhas, quinzenalmente, um adubo foliar, uma quinzena um adubo próprio para crescimento, outra quinzena um adubo próprio para floração. Este adubo eu compro, via Internet, a um produtor francês(Marcel Lecoufle) cujo site eu indico na lista de sites do meu blog. Contudo hoje existem muitas opções no mercado e no site http://www.luso-bonsai.com pode também econtrar bons produtos.
Nas orquídeas terrestes (Cymbidiuns, Zygopetaluns...) costumo aplicar um adubo granulado composto da marca "Boskot", com as doses indicadas na embalagem, apenas de 6 em 6 meses.
De qualquer das formas, é sempre importante a aplicação alternada de adubos que favoreçam o crescimento e a floração, independentemente da marca.
PARABÈNS
ResponderEliminarEssa é/está um espectáculo
Tenho 2 semi-albas mas ainda vou ter de esperar uns aninhos até ter uma floração dessas.
Tem crescido bem mas como vieram seedling ainda vão demorar
Esta especia de Cattleya es fantastica y nos da un poco de color en el hivierno cuando las otras especies del genero no florecen mucho...
ResponderEliminarTu clone esta perfecto, colores bien obscura en el labelo y forma perfecta de la flor. Muchos clones de esta especie no abren por completo sus flores pero la flores de este clone si se abren bien asi que cuidala mucho !!! Felicitacion y Hasta pronto, Edouard.
Edouard
ResponderEliminarComprei este clone de Cattleya percivaliana nas estufas do Marcel Lecoufle, em Paris.
Até breve
Américo