Outros

sábado, 13 de setembro de 2025

Maxillaria longipetala

A Maxillaria longipetala é uma espécie com pseudobulbos e uma única folha apical. É uma planta de médio porte, predominantemente epífita, endémica da região de Huanuco, no Peru, desenvolvendo-se num bioma tropical húmido.

Cultivo esta espécie na estufa temperada quente, num ambiente mediamente sombreado, com elevado teor de humidade relativa e boa ventilação. Está num vaso médio, com uma mistura para epífitas, composta por casca de pinheiro grossa e argila expandida. Rego de forma a manter o substrato apenas ligeiramente húmido, sendo conveniente secar entre regas por um curto espaço de tempo. Fertilizo com o Akerne's Rain Mix, uma a duas vezes por semana, deixando de fertilizar durante a segunda metade do Outono e Inverno.



Referências bibliográficas: 

Maxillaria longipetala Ruiz & Pav. | Plants of the World Online | Kew Science

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Sobralia violacea

A Sobralia violacea é uma espécie de médio porte, que se desenvolve como planta terrestre, por vezes como epífita, em locais abertos, nas margens das florestas nubladas, situadas entre os 100 e os 3300 metros de altitude. É nativa em países como o Peru, o Equador, a Bolívia, a Colômbia, a Venezuela, a Guiana e a Costa Rica.

Cultivo esta espécie num substrato composto por uma mistura para terrestres (casca de pinheiro média, argila expandida e alguma turfa). Durante a Primavera, o Verão e a primeira parte do Outono está no exterior, em local com boa luminosidade, mas mediamente sombreado. Durante o resto do ano retiro a planta para a estufa temperada/quente. 

Rego as vezes necessárias a manter o substrato ligeiramente húmido, nunca encharcado. Aplico um fertilizante granulado de libertação lenta (Osmocote), umas duas vezes por ano.



Referências bibliográficas:

Sobralia violacea Linden ex Lindl. | Plants of the World Online | Kew Science

IOSPE PHOTOS