Outros

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Exposição de Orquídeas e Plantas de Coleção

O Clube dos Orquidófilos de Portugal organiza a sua exposição de Outono, onde se celebram as Orquídeas e as Plantas de Coleção.

Durante os dias 3, 4 e 5 de Novembro de 2023, na fundação Cidade de Lisboa (Campo Grande), será uma festa para quem gosta de plantas e de jardinagem, onde poderá encontrar os melhores vendedores nacionais, bem como vendedores de artesanato ligados a flores e plantas.

Para além de poder comprar as suas plantas favoritas, terá oportunidade de aprender sobre elas, em Palestras e demonstrações de cultivo.

Será um fim-de-semana de convívio e de boa disposição entre amantes de plantas.

A ENTRADA É GRÁTIS!
HORÁRIOS
Sexta-feira, dia 3 de novembro
16h00 – Abertura
19h00 – Encerramento

Sábado, dia 4 de novembro
10h00 – Abertura
19h00 – Encerramento

Domingo, dia 5 de novembro
10h00 – Abertura
18h00 – Encerramento

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Oncidium sotoanum

O Oncidium sotoanum R. Jiménez & Hágsater é uma espécie epífita que se desenvolve em florestas acima dos 1500 metros de altitude, podendo ser observada, no seu estado natural, em países como o México, Panamá, Costa Rica, Guatemala, El Salvador e Nicarágua.  Floresce, em cultivo, no Outono e Inverno, com hastes florais compostas por inúmeras flores extremamente perfumadas.

É uma planta adaptável a ambientes temperados/frios, podendo ser cultivada em vaso, num substrato para epífitas. Também pode ser montada num tronco ou placa de cortiça. Gosta de ambientes com boa luminosidade, sendo de evitar o sol direto. As regas devem ser as necessárias para manter as raízes ligeiramente húmidas, devendo secar, por períodos curtos, entre regas. Não tolera substratos encharcados. Fertilizar com regularidade durante a Primavera e o Verão, suspendo estas durante o Inverno.




Referências bibliográficas:

IOSPE PHOTOS (orchidspecies.com)

Oncidium sotoanum R.Jiménez & Hágsater | Plants of the World Online | Kew Science

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Trichoglottis atropurpurea

A Trichoglottis atropurpurea é uma espécie epífita, endémica nas Filipinas, de habitats quentes e húmidos, desde o nível do mar até aos 300 meros de altitude. Possui grande porte e, no meu espaço, floresce sempre no final do Verão e ou início do Outono.

É uma planta a ser cultivada como a generalidade das vandáceas, em cesto suspenso e sem substrato, em ambiente temperado quente, com boa luminosidade, boa ventilação e elevado teor de humidade relativa. Requer regas e fertilizações frequentes durante as estações mais quentes e secas do ano, reduzindo drasticamente durante a época chuvosa e fria.

Referências bibliográficas:

Trichoglottis atropurpurea Rchb.f. | Plants of the World Online | Kew Science

IOSPE PHOTOS (orchidspecies.com)