A Cattleya jongheana (Ex Laelia jongheana) é uma planta miniatura a médio porte, de pseudobulbos alongados e sulcados, com uma única folha apical, oblonga elíptica e carnuda. As suas inflorescências surgem no final do Inverno e na Primavera, sendo compostas por uma a duas flores de grande dimensão, proporcionalmente ao tamanho da planta.
Família: Orchidaceae Género: Cattleya Espécie: jongheana
Habitat natural: Esta é uma planta que se desenvolve de forma epífita, sendo endémica do Estado de Minas Gerais, no Brasil, surgindo em pequenas florestas, cujas altitudes podem oscilar entre os 1300 e os 1600 metros.
Cultivo: Está cultivada montada num pedaço de madeira (vinha), em ambiente temperado, com excelente luminosidade, mas sem sol direto, boa ventilação e elevado teor de humidade relativa (entre os 60 e os 70%).
Rego frequentemente nas estações mais quentes e secas do ano, reduzindo drasticamente durante o Inverno, sobretudo se o tempo for frio e chuvoso.
Começo as fertilizações a partir da fase final do Inverno, até medos do Outono, aplicando o Akerne Rain Mix, em média duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (apenas metade da dose indicado no rótulo, por cada litro de água). Durante o resto do ano, suspendo totalmente as fertilizações.
Referências bibliográficas:
http://orchidspecies.com/laeljongheana.htm
https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do