Outros

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Vanda vietnamica

A Vanda vietnamica é uma espécie recentemente descoberta no Vietname, em florestas decíduas e semi decíduas de baixa altitude, desde o nível do mar até aos 700 metros.
É uma planta para ser cultivada montada ou em pequeno cesto, em ambiente com boa luminosidade, sem sol direto, temperado quente, com um elevado teor de humidade relativa e boa ventilação. 
Os restantes cuidados de cultivo são idênticos à generalidade das espécies do género Vanda, tendo sobretudo em conta a fertilização sempre com doses de baixa concentração.




http://orchidspecies.com/christvietnamica.htm

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Pleurothallis allenii

A Pleurothallis allenii é uma planta miniatura, com ausência de pseudobulbos, característica deste género, de caules eretos e delgados, com uma única folha apical, ereta, coriácea e elíptico lanceolada. As suas inflorescências são curtas, surgindo a partir de uma espata e vão abrindo sucessivamente, uma de cada vez, ao longo da Primavera, Verão e Outono.

Família: Orchidaceae          Género: Pleurothallis          Espécie: allenii

Habitat natural: É uma planta que se desenvolve de forma epífita, na região central do Panamá e nas Honduras, em florestas que geralmente se situam entre os 500 e os 1000 metros de altitude, algo densas e muito húmidas.




Cultivo: É uma espécie para ser cultivada em ambientes temperados a temperados/frios, em local sombreado, bem ventilado e com elevado teor de humidade relativa (à volata dos 80%).
Está num vaso pequeno (cerca de 6 cm de diâmetro), em substrato composto maioritariamente por casca de pinheiro fina e alguma perlite. Opcionalmente, também pode ser adicionado algum esfagno.
Regar as vezes necessárias de forma a manter o substrato sempre húmido, adequando a frequência das regas às diferentes estações do ano. Sendo uma planta sem pseudobulbos, apenas suporta estar seca  por períodos muito curtos de tempo.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com metade da dose indicada no rótulo/instruções. No Inverno deixo de aplicar fertilizações.

Referências bibliográficas: 

http://orchidspecies.com/pleuralleni.htm

https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Cattleya kerrii

A Cattleya kerrii é mais uma das espécies de pequeno porte do género Cattleya. É nativa das florestas da Mata Atlântica, do estado da Baía, onde vegeta sobre as árvores situadas nas margens pantanosas de baixa altitude, muito húmidas e com alto teor de precipitação ao longo do ano.
Deve, preferencialmente, ser cultivada montada em madeira ou cortiça, num ambiente moderadamente sombreado, com temperaturas mínimas sempre acima dos 12 a 14 graus e as máximas a rondar os 32 a 33 graus. Deve também ser proporcionada uma boa ventilação do espaço e um elevado teor de humidade relativa, à volta dos 70 a 80%. 
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, duas a três vezes por semana, desde o aparecimento dos novos pseudobulbos até à época de floração. 
Regar com frequência de forma a manter a planta sempre bem hidratada, sobretudo no período de desenvolvimento vegetativo.