O Cymbidium goeringii possui imensas variantes no que toca a cores e padrões das suas flores. Esta é uma das mais raras e difícil de encontrar. Está comigo desde 2013 e só agora floriu pela primeira vez, pois trata-se duma planta de crescimento lento e pouco vigoroso. Valeu a pena a espera, pela sua beleza e aromas peculiar. Esta espécie é para se cultivar em climas/ambientes frios e em locais bem sombreados e húmidos.
Outros
▼
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019
Bulbophyllum lindleyanum
O Bulbophyllum lindleyanum é uma espécie de pequeno porte, de pseudobulbos ovoides, ligeiramente achatados, com uma única folha apical, oblongo lanceolada. As suas inflorescências pendentes são longas, compostas por inúmeras flores tomentosas e com as sépalas fortemente estriadas de tons vermelhos/acastanhados.
Família: Orchidaceae Género: Bulbophyllum Espécie: lindleyanum
Habitat natural: Esta é uma espécie epífita que se desenvolve em climas tropicais e semitropicais, em zonas de baixa e média altitude, em países como a Índia, a Tailândia e a Birmânia (Myanmar).
Cultivo: É cultivada todo o ano na estufa temperada/quente, com temperaturas mínimas de 12 graus e máximas de 33/34 graus. O ambiente de cultivo é sempre sombreado, tendo contudo boa luminosidade, bem ventilado e com elevado teor de humidade do ar.
Está num vaso pequeno (cerca de 10 cm de diâmetro) e utilizo um substrato composto em partes iguais por casca de pinheiro média e fina e alguma perlite, que se mantem constantemente húmido, mas nunca encharcado.
Rego frequentemente nas estações mais quentes e secas do ano, espaçando consideravelmente as regas durante o Inverno, de forma a garantir que o substrato se mantenha sempre ligeiramente húmido.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix uma a duas vezes por semana, sempre com doses pouco concentradas (metade ou menos de metade da dose indicada pelo fornecedor por cada litro de água). Durante o Inverno suspendo as fertilizações.
Referências bibliográficas:
https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do
http://orchidspecies.com/bulblindleyanum.htm
https://www.facebook.com/americo.pereira.39904
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019
Cattleya Pearlouis (Cattleya bicolor x Cattleya coccinea)
A Cattleya Pearlouis L.C.Muller (Cattleya bicolor x Cattleya coccinea) é um belo híbrido primário, registado em 1975 (RHS), sendo uma planta de pequeno porte com flores grandes e intensamente coloridas, factores "herdados" em maior percentagem de um dos seus progenitores; a Cattleya coccinea.
É uma planta ideal para ser cultivada em pequenos cestos suspensos, em locais bem ventilados, ligeiramente sombreados (mas com boa luminosidade), temperaturas intermédias (entre os 10 e os 30 graus) e elevado teor de humidade relativa do ar. É uma orquídea de fácil e rápido desenvolvimento e de fácil e abundante floração.