Outros

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Maxillaria desvauxiana

A Maxillaria desvauxiana é uma espécie muito pouco vista em cultivo. É uma planta de médio porte, de pseudobulbos ovoides, ligeiramente comprimidos, com uma única longa folha coriácea e oblongo elíptica. Como é caraterístico deste género, as inflorescências são solitárias, tendo nesta espécie um pedúnculo muito curto, ficando as flores muito próximas dos pseudobulbos. Estas são cerosas, de longa duração, com cerca de 5 a 6 cm de envergadura e perfumadas.    

Família: Orchidaceae         Género: Maxillaria         Espécie: desvauxiana

Habitat natural: Espécie epífita ou litófila, de crescimento cespitoso, que se manifesta em florestas húmidas e algo montanhosas, entre os 100 e os 1850 metros de altitude, em diversos países da América do Sul, destacando-se o Equador, o Peru, a Venezuela, a Colômbia e a Bolívia, entre outros de menor dimensão.




Cultivo: Esta planta está todo o ano na estufa temperada, com 12 graus de mínima e 34 graus de máxima, podendo contudo suportar temperatura ligeiramente mais baixas. O ambiente de cultivo é sempre sombreado, bem ventilado e com elevado teor de humidade relativa do ar.
Utilizo um vaso com cerca de 10 a 12 cm de diâmetro e um substrato composto por maioritariamente por casca de pinheiro de média  granulometria (60 a 70%), argila expandida (20 a 30%) e perlite (10%).
A frequência das regas é apenas a necessária para manter o substrato ligeiramente húmido, durante   todo o tempo, adequando estas a cada estação do ano. Importante nunca deixar este encharcar.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (apenas metade da dose indicada no rótulo, por cada litro de água).

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/maxdesvauxiana.htm

https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Maxillaria scalariformis

Esta é a segunda floração desta Maxillaria scalariformis, uma belíssima espécie proveniente de habitats naturais da Guatemala, onde se desenvolve como planta epífita, em florestas chuvosas e com altitudes entre os 1000 e os 1300 metros. É uma espécie a cultivar em ambientes temperados, bem ventilados,  sombreados e com elevado teor de humidade relativa do ar.



segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Comparettia speciosa

Comparettia speciosa é uma planta miniatura ou de médio porte, tendo pseudobulbos oblongos, lateralmente achados, com uma folha apical, coriácea e oblongo lanceolada. As suas inflorescências são relativamente longas e podem ser compostas por diversas flores intensamente coloridas de cor de laranja.

Família: Orchidaceae          Género: Comparettia          Espécie: speciosa

Habitat natural: É uma espécie epífita, desenvolvendo-se no Sudeste do Equador e no Noroeste do Peru, em florestas montanhosas, densas e chuvosas, com um elevadíssimo grau de humidade e em altitudes que podem oscilar entre os 700 e os 2000 metros.




Cultivo: Esta planta está montada numa pequena placa de cortiça, em local parcialmente sombreado e bem ventilado. Está todo ao ano na estufa aquecida, onde as temperaturas mínimas nunca descem abaixo dos 12 graus e com elevado teor de humidade relativa do ar (60 a 80%). Não será aconselhado nenhum tipo de exposição solar.
Nas estações mais quentes e secas do ano deve ser regada com frequência (várias vezes por semana), espaçando consideravelmente o número de regas durante a segunda metade do Outono e durante todo o Inverno. Nunca deverá ter as raízes secas por períodos prolongados de tempo. Para quem cultiva em vaso a frequência das regas deverá ser menor.
Utilizo como fertilizante o Akerne Rain Mix, com uma a duas aplicações semanais (doses pouco concentradas), suspendendo totalmente as fertilizações durante o Inverno.

Referências bibliográficas: 

http://orchidspecies.com/compspeciosa.htm

domingo, 2 de dezembro de 2018

Laelia furfuracea

Laelia furfuracea é uma planta miniatura a pequeno porte, de pseudobulbos cónicos-ovoides, com uma folha apical (muito raramente duas), coriácea, ereta e lanceolada.  As suas inflorescências são compostas por hastes longas, com uma a várias flores de bom porte e finamente rosadas.

Família: Orchidaceae        Género: Laelia         Espécie: furfuracea

Habitat natural: Esta é uma espécie que se desenvolve de forma epífita, no estado de Oaxaca, no sul do México, crescendo sobre a casca rugosa de carvalhos velhos, em florestas com altitudes compreendidas entre os 2100 e os 3000 metros.




Cultivo: Cultivo esta espécie montada numa pequena placa de cortiça, estando todo o ano na estufa fria, onde as temperaturas mínimas descem, por vezes, até perto dos zero graus, durante a noite. O ambiente é ligeiramente sombreado, mas com ótima luminosidade, bem ventilado e com elevado teor de humidade relativa.
Durante as estações do ano mais quentes e secas rego quase diariamente, reduzindo drasticamente o número de regas durante o Inverno, sobretudo quando as temperaturas estão baixas. Nesta altura requer um período de descanso.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com cerca de metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litro de água. Durante a segunda metade do Outono e no Inverno suspendo as fertilizações.

Referências bibliográficas:

 http://orchidspecies.com/laelfurfuracea.htm

https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do