Outros

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Masdevallia veitchiana

A Masdevallia veitchiana é uma espécie de pequeno a médio porte. Esta carateriza-se pelas suas longas inflorescências, cujas hastes sobressaem muito acima do resto da planta e ainda pelo seu intenso e inconfundível colorido.

Família: Orchidaceae        Género: Masdevallia        Espécie: veitchiana

Habitat natural: Esta é uma espécie se desenvolve predominantemente como planta  terrestre, por vezes litófila e muito raramente como epífita. É oriunda de Macchu Picchu e suas proximidades, no Peru, crescendo em encostas íngremes e rochosas, cobertas de ervas e arbustos, em altitudes que podem oscilar entre os 2000 e os 4000 metros.



Cultivo: Sendo uma planta proveniente de habitats muito elevados, requer locais de cultivo frescos, bem ventilados e parcialmente sombreados, podendo suportar temperaturas até cerca dos zero graus de mínima, durante o Inverno. No Verão não tolera temperaturas excessivamente altas, devendo estas não ultrapassar os 28 a 30 graus de máxima. É também importante um elevado teor de humidade relativa.
Cultivo em vaso pequeno, num substrato composto maioritariamente por casca de pinheiro fina e média (de 6 a 12/18mm), alguma argila expandida e alguma perlite.
Rego de forma a ter o substrato sempre húmido, mas nunca encharcado, sendo estas mais abundantes no Verão e bastante mais espaçadas no Inverno.
As espécies do género Masdevallia não necessitam muito de fertilizações pelo que estas devem ser mais espaçadas (uma vez por semana ou quinzenalmente) e sempre com doses muito reduzidas (apenas metade do aplicado nas restantes orquídeas).

Referências bibliográficas: 

http://orchidspecies.com/masveitchiana.htm

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Bulbophyllum rothschildianum

O Bulbophyllum rothschildianum é uma planta de pequeno a médio porte, com pseudobulbos ovoides e uma única folha apical, em cada um deles. As suas inflorescências são longas, cada uma com diversas flores dispostas em umbela, libertando um odor desagradável. Normalmente, floresce na Primavera e ou no Outono.

Família: Orchidaceae         Género: Bulbophyllum         Espécie: rothschildianum

Habitat natural: É uma espécie que se desenvolve de forma epífita e que vegeta em florestas de baixa e média altitude, no sul de Yunnan, província da China, em Assam, província da nordeste da Índia e ainda na Birmânia.




Cultivo: É cultivada todo o ano na estufa aquecida, onde são garantidas temperaturas mínimas de 12 graus e máximas de 33 graus. O local de cultivo é bem ventilado (fator importante para todos os Bulbophyllum), sempre com sombra parcial e elevado teor de humidade relativa do ar.
Utilizo um vaso médio (cerca de 12 cm) suspenso e um substrato composto por uma mistura de casca de pinheiro média (70%), argila expandida (20%) e perlite (10%). As percentagens são meramente indicativas. 
Sobretudo nas estações mais quentes e secas do ano deve ser regado abundantemente e com regularidade, de forma a manter o substrato sempre húmido, mas garantido sempre uma boa capacidade de drenagem do mesmo. Sempre que se notar degradação acentuada deste, deve-se proceder à sua substituição.
Aprecia fertilizações regulares. Eu utilizo o Akerne Rain Mix, duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (apenas metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litro de água). No Inverno suspendo a sua aplicações.
Nota: Estas plantas sentem-se "felizes" quando crescem para fora dos vasos e apresentam boas raízes aéreas.

Referências bibliográficas: 

http://orchidspecies.com/bulbrothchildsianum.htm

https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do