O Dendrobium parvulum é uma das espécies mais pequenas deste tão vasto e diversificado género, o que faz dela uma verdadeira miniatura. É uma planta composta por pequeníssimos pseudobulbos (cerca de 1 cm), globosos, elipsoides a ovoides, comportando no seu ápice duas folhas carnudas, dispostas em direções opostas, elíptico lanceoladas e de cor verde escura. As suas inflorescências são curtas, geralmente compostas por 1 a 3 pequeníssimas flores de longa duração, que surgem dos pseudobulbos já sem folhas, de cor algo variável, sendo a mais comum a cor branca e muito raramente azuladas ou rosadas.
Família: Orchidaceae Género: Dendrobium Espécie: parvulum
Habitat natural: Espécie que se desenvolve de forma epífita, nas florestas entre os 600 e os 2600 metros de altitude, em Sulawesi, nas Celebes e em Papua Nova Guiné.
Cultivo: Esta minha planta está cultivada montada num pequeno tronco de cortiça, numa pequena "cama" de musgo, com boa evolução, ao longo dos três anos que está comigo. Está todo o ano na estufa temperada quente, em ambiente com boa luminosidade (sombra moderada), bem ventilado e com elevado teor de humidade do ar. Como é uma planta proveniente de altitudes consideráveis poderá também ser cultivada em ambientes mais frescos.
Rego com frequência quase diária nas estações mais quentes e secas do ano, espaçando estas consideravelmente durante o Inverno. Se cultivada em vaso, necessitará de menos regas.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, colocando apenas metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litros de água. Na Primavera e Verão aplico uma a duas vezes por semana, reduzindo no Outono e suspendendo durante o Inverno.
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia
http://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=58646