quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Cymbidium serratum v. 'Dou pan lu'




Esta é mais uma bonita variedade do Cymbidium serratum, que demonstra bem a diversidade de formas, cores e padrões,  das flores, nesta magnífica espécie asiática. O porte das plantas pode também ser consideravelmente variável.

Família: Orchidaceae      Género: Cymbidium      Espécie: serratum    v. 'Dou pan lu'

Habitat natural: Espécie nativa das florestas abertas ou pouco arborizadas, entre os 1000 e os 3000 metros de altitude, de algumas províncias da China e de Taiwan. Desenvolve-se em zonas rochosas, como planta terrestre, nas encostas cobertas de ervas e bem drenadas.

Cultivo: As exigências de cultivo são muito semelhantes às do Cymbidium goeringii, descritas na publicação anterior, neste blog.


Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Cymbidium goeringii var. 'herui'




Este Cymbidium goeringii 'herui' é mais uma bonita variedade desta diversificada espécie, do género Cymbidium. Desta espécie são conhecidas várias dezenas de variedades naturais, de formas e padrões completamente distintos, assim como alguns híbridos entre elas.
São sempre plantas de pequeno porte e miniaturas, geralmente com hastes com uma só flor, muito raramente duas ou mais, agradavelmente perfumadas.
Os habitats de origem situam-se sempre em florestas de altitudes elevadas, em vários países do continente asiático; tais como a China, a Índia, Butão, o Japão, a Coreia, as Ilhas Ryukyu e Taiwan.
Desde que cumpridos alguns requisitos, são plantas fáceis de cultivar e ideais para climas frios. Não devem apanhar sol direto, preferindo locais sombreados, frescos e bem ventilados. O vaso deve ser alto e estreito (cerca de 20 x 10 cm), utilizando um substrato à base de casca de pinheiro de fina e média granulometria, argila expandida e perlite. Opcionalmente, pode ser adicionada alguma rocha vulcânica e ou pequenos pedaços de tijolo.
Regar de forma  manter o substrato sempre húmido e fertilizar uma a duas vezes por semana, com o Akerne Rain Mix.


Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Cymbidium banaense





O Cymbidium banaense tem algumas semelhanças aparentes com o Cymbidium eburneum, sobretudo para os olhares menos atentos. Contudo, o Cymbidium banaense apresenta quase sempre três flores por haste, com tons muito levemente rosados, assim como diferenças na forma das pétalas e das sépalas. Possui também um perfume intenso, de caráter adocicado.

Família: Orchidaceae         Género: Cymbidium        Espécie: banaense

Habitat natural: Esta é uma espécie epífita, nativa de habitas montanhosos, à volta dos 1400 metros de altitude, do Vietname.

Cultivo: É cultivado na estufa fria, em local bem ventilado, com elevado grau de humidade e ligeiramente sombreado.
Utilizo um vaso alto e estreito e substrato composto por uma mistura para epífitas, à base de casca de pinheiro média (70 a 80%) e argila expandida (20 a 30%).
Rego de forma a manter o substrato sempre húmido, sendo as regas mais frequentes e abundantes nas estações mais quentes e secas.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, duas vezes por semana, suspendendo as aplicações durante todo o Inverno.


Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Cymbidium qiubeiense





O Cymbidium qiubeiense é uma das espécies deste género mais peculiares, tanto no que toca às suas inflorescências, como à sua parte foliar. É também uma das mais raras em cultivo, sendo bastante difícil de encontrar no mercado legal.

Esta espécie é nativa das províncias chinesas de Yunnan e de Guangxi, habitando florestas de solos calcários, entre os 700 e os 1800 metros de altitude.

É uma planta que suporta temperaturas relativamente frias, devendo ser cultivada nas mesmas condições da maioria dos Cymbidium, em vaso estreito e alto, com substrato de fina e média granulometria, composto por casca de pinheiro, argila expandida, perlite e alguma rocha vulcânica.


Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Masdevallia davisii




A Masdevallia davisii é uma das espécies, deste tão vasto género, que suporta temperaturas mais baixas, podendo mesmo ir até cerca de zeros graus de mínima. As suas flores, de um bonito amarelo nas sépalas e pétalas, em contrate com o avermelhado do labelo, dispõem-se bem acima das folhas e são levemente perfumadas.

Família: Orchidaceae          Género: Masdevallia        Espécie: davisii

Habitat natural: Esta é uma planta de pequeno a médio porte, originária do Peru. Aí se desenvolve como espécie terrestre ou litófila, nos afloramentos rochosos, nas florestas sombrias e húmidas, em altitudes muito elevadas e que podem oscilar entre os 2600 e os 4000 metros.

Cultivo: Tal como a generalidade das Masdevallia que cultivo, esta está na estufa fria, no local mais fresco, húmido e sombrio. Requer também um boa ventilação. No Verão devemos evitar que as temperaturas ultrapassem os 28 graus.
Utilizo um vaso pequeno (8 cm), com substrato composto por casca de pinheiro fina e média, argila expandida e perlite. Opcionalmente pode também adicionar-se algum esfagno.
Regar com frequência nas estações mais quentes e secas e mais moderadamente no Inverno. O substrato deve manter-se sempre húmido, sem encharcar. Sempre que este apresente sinais de degradação deverá ser substituído por um novo .
Fertilizo com Akerne Rain Mix, duas a três vezes por semana, aplicando apenas metade da dose indicada pelo fornecedor. Suspendo as fertilizações no Inverno. Como as espécies deste género não têm período de repouso, poderão, opcionalmente, ser fertilizadas durante o Inverno também.


Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Paphiopedilum gratrixianum




O Paphiopedilum gratrixianum é uma das espécies, deste magnífico género, mais difundidas e cultivadas por orquidófilos de todo o mundo. É uma planta de pequeno porte e as suas flores apresentam uma variabilidade considerável no que toca a cores e padrões. Tem sido também, ao longo dos anos, muito utilizada na criação de diversos híbridos, alguns premiados internacionalmente.

Família: Orchidaceae        Género: Paphiopedilum       Espécie: gratrixianum

Habitat natural: Desenvolve-se como planta terrestre ou litófila, tanto no meios das folhas em decomposição, como nas paredes dos penhascos de granito, nas florestas nebulosas, húmidas e sombrias, situadas em planaltos entre os 900 e os 1300 metros de altitude. Os seus habitats distribuem-se pelo Sudeste do Laos e pelo Norte do Vietname.

Cultivo: Esta minha planta está na estufa temperada quente, mas poderá também ser cultivada em estufa fria com sucesso. Aprecia um ambiente bem sombreado e com elevado grau de humidade.
O substrato é composto apenas por casca de pinheiro média, argila expandida e alguma perlite.
Deve regar-se as vezes necessárias a manter o substrato sempre húmido, adequando a periodicidade às condições climatéricas.
Utilizo o fertilizante Akerne Rain Mix, em doses de baixa concentração, aplicando duas a três vezes por semana. Por opção, deixo de fertilizar durante o Inverno. Contudo, pode também ser aplicado ao longo de todo o ano, dado que esta espécie não apresenta qualquer período de repouso.

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia