O Arpophyllum spicatum é uma planta de grande porte, com pseudobulbos longos e arredondados, encimados por uma única folha, longa e coriácea. As longas e densas inflorescências, em forma de espiga, surgem de uma espata verde, um pouco à imagem das espécies do género Cattleya.
Família: Orchidaceae Género: Arpophyllum Espécie: spicatum
Habitat natural: Espécie que tanto se pode desenvolver de forma epífita, litófila ou terrestre e encontrada nas montanha, em florestas pouco densas, do México, da Colômbia, da Venezuela e da Jamaica. Pode ser observada em altitudes que podem oscilar entre os 1000 e os 2400 metros.
Cultivo: Quando em tamanho de florescimento, deve estar em vaso médio a grande, em substrato para epífitas de média granulometria (casca de pinheiro, alguma fibra de coco e cortiça, argila expandida e perlite).
Pode ser cultiva em ambiente temperado a quente, algo semelhante ao cultivo da Cattleya. Pode contudo suportar, em pleno Inverno, temperaturas abaixo dos 10º. Necessita de um local bem arejado e com bom grau de humidade.
Regas e fertilizações mais frequentes na Primavera e no Verão, duas a três vezes por semana, espaçando consideravelmente nas estações mais frias e chuvosas do ano. No Inverno podem mesmo ser suspensas as fertilizações.
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia