O Paphiopedilum insigne é, talvez, a espécie deste género mais cultivada em todo o mundo mas, apesar de ser considerada um pouco vulgar por muitos, não deixa de ser muito bela e de pormenores deliciosos. Foi e continua a ser também muito utilizada na criação de híbridos de singular beleza e de formas e padrões diversificados.
Família: Orchidaceae Género: Paphiopedilum Espécie: insigne
Habitat natural: Espécie epífita, de médio porte, que se desenvolve em afloramentos calcários, nas florestas de média a elevada altitude, entre os 1000 e os 2000 metros, na Índia, no Bangladesh e no Nepal.
Cultivo: Sendo uma espécie de altitude, adapta-se bem a climas frios, podendo ser cultivada no exterior o ano todo, desde que protegido das geadas fortes, chegando a suportar temperaturas perto dos zero graus.
Deve ser cultivada num vaso pequeno a médio, com um substrato à base de casca de pinheiro grossa, argila expandida e perlite. Neste substrato também pode ser incorporada uma parte de matéria orgânica em decomposição (folhas secas, galhos apodrecidos, turfa...).
Regar apenas o necessário para manter o substrato sempre húmido e fertilizar uma a duas vezes por semana, nas estações mais quentes do ano.
https://www.facebook.com/americo.pereira.39904
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia