Outros

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cirrhopetalum frostii


 
Também conhecido como Bulbophyllum frostii, é uma espécie de pequeno porte, mesmo miniatura, com flores de tamanho proporcionalmente considerável, libertando um odor desagradável.
Género: Cirrhopetalum
Espécie: frostii
Habitat natural: Espécie epífita,  que se desenvolve nas florestas do Vietname, em altitudes que rondam os 1400 metros.
Cultivo: Está num pequeno vaso, com substrato  para epífitas, em ambiente temperado. Manter  um elevado grau de humidade, com regas e fertilizações regulares, nas estações mais quentes do ano.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Paphiopedilum henryanum


 
Primeiro "sapatinho" desta temporada. Desta vez com três hastes florais, apesar de ser ainda uma planta relativamente jovem.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Cymbidium Chen's Ruby




 
Este Cymbidium híbrido é um cruzamento entre o Cymbidium iridioides e o Cymbidium Golden Elf, que floresce no final do Verão e ou no início do Outono. As suas flores são muito perfumadas, com um aroma adocicado, reunindo a beleza dos seus progenitores.
Esta é uma planta de médio porte, com cuidados de cultivo idênticos à maioria das espécies deste género.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Neofinetia falcata var 'Majus'


 
Esta bela variedade da Neofinetia falcata está novamente florida, com três hastes. É idêntica em tudo à variedade tipo, sendo apenas a planta e as hastes florais de maiores dimensões. Tem um perfume intenso e muito agradável, fazendo este sentir-se mais ao fim do dia e à noite.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Cattleya forbesii 'colibri'



 
Esta é uma Cattleya de pequeno porte, bifoliada, que costuma florescer no final do Verão, início do Outono e ou durante o Inverno. Apresenta várias flores por haste, muito bonitas, cerosas e de longa duração.
Família: Orchidaceae
Género: Cattleya
Espécie: forbesii     Var. 'colibri'
Habitat natural: Espécie originária do Brasil, onde se desenvolve de forma epífita ou litófila, crescendo sobre as árvores e ou sobre as rochas, em florestas de baixa altitude, muitas vezes junto à costa.
Cultivo: Pode ser cultivada montada numa placa de cortiça/madeira ou em vaso pequeno, com substrato que garanta uma excelente drenagem. Gosta de bastante luz, sem sol direto e com ambiente quente e muito húmido, nas estações mais quentes do ano. No Inverno deve ser proporcionado um período de repouso, após a floração.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Stanhopea wardii

 
 
 
Esta é a primeira floração desta Stanhopea, adquirida na exposição do Porto em 2013. Estando apenas com uma haste floral, esta apresenta várias flores agradavelmente perfumadas, de cores e formas muito bonitas e exóticas.
Família: Orchidaceae
Género: Stanhopea
Espécie: wardii
Habitat natural: Planta de médio porte, epífita, que se desenvolve nas árvores e rochas das florestas de média altitude da Venezuela, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua e El Salvador.
Cultivo: Deve ser cultivada em cesto suspenso, como a generalidade das Stanhopea, com substrato para epífitas. Regas e fertilizações regulares, mantendo sempre um bom grau de humidade, no substrato e no ambiente de cultivo. Deve ser mantida sempre em locais temperados a quentes.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

1ª Exposição de Orquídeas de Guimarães

 
A APO - Associação Portuguesa de Orquidofilia vai organizar mais uma exposição de orquídeas, desta feita na cidade de Guimarães, no espaço mitPENHA. Nestes dois dias teremos a oportunidade de admirar orquídeas maravilhosas, assistir a palestras interessantes e adquirir alguns exemplares do nosso agrado.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Cymbidium dayanum

Este meu Cymbidium dayanum parece ter gostado da nova estufa e, este ano, apresenta 11 hastes florais. Apesar de nem sempre ser pontual na floração, vale a pena esperar por estes momentos de rara beleza, que nos fazem sentir largamente recompensados.