Outros

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Oncidium jonesianum

 
 
 
 
Consegui este belo e invulgar Oncidium na exposição do Porto e está agora com a sua primeira floração. As cores das suas flores são pouco vulgares neste género, sendo vistosas e de longa duração. A planta possui pseudobulbos muito pequenos com uma única folha, cilíndrica, carnuda e sulcada, terminando em forma de espinho.
Família: Orchidaceae
Género: Oncidium
Espécie: jonesianum
Habitat natural: Cresce de forma epífita e pendente, nas florestas do Brasil, Paraguai e Uruguai, junto a zonas ribeirinhas.
Cultivo: Está cultivada num pequeno cesto suspenso, com substrato para epífitas, crescendo de forma pendente. Regas e fertilizações regulares na Primavera e Verão, reduzindo drasticamente no Inverno. Não tolera que as suas raízes fiquem encharcadas, mesmo por períodos curtos de tempo.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Tillandsia sricta

 
As Tillandsia coabitam bem com as orquídeas, dentro da estufa, criando uma diversidade muito interessante no ambiente que recriamos.
Esta Tillandsia stricta é uma epífita que se desenvolve nos troncos da parte superior das árvores e ou sobre as rochas, nas florestas do Brasil e vários outros países da América do Sul (Argentina, Uruguai, Venezuela, Paraguai...).
Em estufa, cresce bem e floresce "montada" numa pequena placa de cortiça, gostando de temperaturas moderadas e bastante humidade.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Acineta densa





A minha Acineta densa tem tido um bom desenvolvimento e este ano encontra-se com quatro frondosas hastes florais, de flores cerosas, perfumadas e que abriram na sua totalidade, o que, por vezes, é difícil acontecer nesta espécie.
É originária de vários países da América Central e do Sul (Costa Rica, Panamá, Colômbia e Guatemala), onde se manifesta em florestas de média a elevada altitude.
É uma planta de médio a elevado porte, que requer bastante espaço na estufa.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Phalaenopsis Mini Mark



Tendo referido já várias vezes não ser um fervoroso adepto de híbridos, nomeadamente do género Phalaenopsis, estou encantado com este, não só pela sua facilidade de florir com frequência, como também pela beleza singular das suas flores.
Este foi-me oferecido aquando da viagem GreenTrip 2012, 15º Congresso Europeu de Orquídeas - Budapeste, pelos organizadores da viagem. Esta maravilhosa prenda que já tinha duas hastes florais e que ainda estão com algumas flores, já está com mais duas hastes, cheias de novas flores, o que garante um período de floração por vários meses consecutivos.

sábado, 11 de agosto de 2012

Gentiana pneumonanthe




Para quem gosta de plantas e quando efectuamos trilhos pedestres pelo Gerês, por vezes, encontramos surpresas agradáveis. Esta Gentiana pneumonanthe é uma espécie bastante rara e que costuma florescer nesta época do ano. Normalmente aparece em zonas de média altitude e em locais húmidos (turfeiras, prados e tufos de urzes), de forma dispersa e com poucos exemplares por cada localidade. É uma planta que pode ser encontrada mais a norte do país, em habitats semelhantes, sendo uma das mais belas a florir no Verão.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Paphiopedilum delenatii




Esta é uma das poucas florações do género Paphiopedilum que acontecem nesta altura do ano, na minha estufa. É também uma espécie que aprecia ambientes um pouco mais quentes do que a maioria neste género.
Família: Orchidaceae
Género: Paphiopedilum
Espécie: delenatii
Habitat natural: Espécie terrestre ou litófila, que se desenvolve nas floretas de baixa altitude, do Vietname.
Cultivo: Substrato para orquídeas terrestres. Regas e fertilizações constantes nas estações mais quentes do ano. Espaçar mais as regas e as fertilizações no Inverno. Manter em local temperado, não suportando temperaturas muito baixas.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Stanhopea tigrina




A minha Stanhopea tigrina está novamente em flor. As flores deste género estão entre as mais "estranhas" e, simultaneamente, entre as mais belas e intensamente perfumadas de todas as orquídeas. Esta espécie, originária do México, onde se desenvolve até aos 1700 metros de altitude, é uma das de mais fácil cultivo e com flores de grandes dimensões (até 20 cm). Não é exigente em temperaturas, necessitando apenas de um bom espaço no orquidário.