Outros

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Cymbidium (hibrido)




É a época dos Cymbidium. Este é um dos mais recentes na minha colecção. Gosto, em particular, das cores e formas do seu labelo, em contraste com o verde amarelado das restantes pétalas e sépalas.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Phalaenopsis lindenii




Comprei esta Phalaenopsis em 2010, uma planta ainda jovem. Durante cerca de ano e meio teve um desenvolvimento muito bom e está agora com a sua primeira haste floral, com muitas flores bem coloridas e de belo efeito.
Família: Orchidaceae
Género: Phalaenopsis
Espécie: lindenii
Habitat natural: Desenvolve-se nas zonas montanhosas das Filipinas, em altitudes entre os 1000 e os 1500 metros.
Cultivo: Está cultivada "montado" numa casca de pinheiro, exigindo regas e adubações constantes ao longo de quase todo o ano. Também pode ser cultivado em vaso, com  regas mais espaçadas. É uma das poucas espécies deste género que se adapta melhor a ambientes mais frios. 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Paphiopedilum (híbridos)



Mesmo para os mais aficionados das espécies o género Paphiopedilum possui uma vasta série de híbridos "complexos" que, para além de belos, são extremamente fáceis de cultivar. Estes foram os primeiros a florir neste Outono-Inverno, com flores de grandes dimensões e  de formas e tonalidades bem distintas.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Zygopetalum mackaii



      

As noites anormalmente frias do mês de Agosto passado induziram  florações antecipadas  no género Zygopetalum. Este ano apresentam muitas e fortes hastes, com flores bem desenvolvidas e perfeitas.
Apesar de ser uma das espécies mais antigas da minha colecção, nunca me canso de as apreciar sempre com a mesma intensidade, tanto pela sua exótica beleza, como pelo seu intenso e agradável perfume, que se faz anunciar mesmo à distância.
Desde que respeitando algumas regras básicas para este género, sobretudo um relativamente longo período de descanso, no que toca a regas, na parte final do Verão e início do Outono, é uma orquídea extremamente fácil de cultivar com sucesso.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cymbidium erythraeum



 

Uma das minhas espécies preferidas no género Cymbidium e que todos os anos apresenta várias e belas hastes florais de grande dimensão, com 15 a 25 flores perfumadas.
Família: Orchidaceae
Género: Cymbidium
Espécie: erythraeum
Habitat natural: Espécie epífita e ou litófita, das florestas de algumas regiões da China, Vietname, Birmânia, Nepal, Índia, Butão e Himalaias, em altitudes entre os 1200 e os 2400 metros.
Cultivo: Adapta-se a ambientes temperados/frios e deve ser cultivado em substratos próprios para orquídeas terrestres, mas com boa drenagem. Fertilizar e regar ao longo de quase todo o ano, reduzindo estas no período de Inverno.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Paphiopedilum (híbrido???)

  


Cultivo este Paphiopedilum há já vários anos, do qual não sei a classificação, pensando tratar-se de um híbrido de P. primulinum. As suas folhas são de um verde intenso e uniforme e as suas hastes florais apresentam várias flores que vão aparecendo sucessivamente, durante cerca de dois a três meses, geralmente no Outono e Inverno.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Paphiopedilum henryanum


Este belo Paphiopedilum de flores solitárias, de média dimensão, é uma espécie endémica de algumas regiões da China e do Vietname, sendo localmente raro e manifestando-se nos solos das florestas de média altitude.
Em cultivo, floresce regularmente no Outono/Inverno, exigindo temperaturas amenas durante todo o ano e ambientes de média luz. Deve estar em substrato próprio para orquídeas terrestres, constantemente húmido mas com excelente drenagem e sem nunca encharcar.
É de notar que também está na origem de lindíssimos e diversificados híbridos modernos.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Amanita muscaria (cogumelo)

Belos..., mas perigosos.

Este é um dos mais belos cogumelos que podemos encontrar nos nossos bosques e, simultaneamente, um dos mais perigosos, podendo mesmo ser mortal o seu consumo.




terça-feira, 15 de novembro de 2011

Cymbidium kanran 'Zhushalan'



Os Chineses, Coreanos e Japoneses, têm cultivado, desde tempos ancestrais, diversificados 'cultivares' do género Cymbidium e que foram seleccionados ao longo dos últimos séculos até aos nossos dias. É graças a este costume e dedicação que hoje podemos apreciar exemplares de rara e singela beleza. Entre eles, os cultivares chineses são os mais apreciados.
Este C. kanran, que importei da China, está agora a florir pela primeira vez, com flores delicadas e agradavelmente perfumadas. Penso que, em próximas florações, as hastes florais serão um pouco maiores e com mais algumas flores.
Família: Orchidaceae
Género: Cymbidium
Espécie: kanran
Cultivar: zhushalan
Habitat natural: Espécie terrestre, de médio porte, das florestas do sul da China, até aos 1800 metros de altitude.
Cultivo: Como a generalidade dos outros C., mas com vasos pequenos e bastante altos e com substrato que garanta boa drenagem.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Gatrochilus japonicus



Esta orquídea miniatura, que floresceu em 2010 pela primeira vez, apresentou este ano um desenvolvimento vigoroso para a espécie e, embora um pouco tardiamente, está com duas fortes e belas hastes florais.
Família: Orchidaceae
Género: Gastrochilus
Espécie: japonicus
Habitat natural: Planta epífita das regiões montanhosas do Japão e Taiwan.
Cultivo: Está "montada" numa placa de cortiça, exigindo regas e adubações regulares. Sendo uma orquídea de altitude, adapta-se a ambientes temperados e mesmo frescos.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Cymbidium qiubeiense


 

Uma das espécies do género Cymbidium mais raras, tanto no seu estado natural, como em colecções. Esta foi conseguida no RHS London Orchid Show 2011 e acaba de florir pela primeira vez.
Em tempos considerada como sinónimo do Cymbidium kanran, o Cymbidium qiubeiense difere bastante deste, sobretudo no que toca à parte vegetativa. Este apresenta folhas filiformes e coreáceas e pseudobolbos curtos e ovóides. As suas flores flores são perfumadas.
Família: Orchidaceae
Género: Cymbidium
Espécie: qiubeiense
Habitat natural: Espécies terrestre, que se desenvolve em solos calcários, nas florestas das províncias de Yunnan e Guangxi, na China.
Cultivo: Devido ao seu longo desenvolvimento radicular, deve ser cultivado em vaso próprio para o género Cymbidium, em substrato para orquídeas terrestres, com excelente capacidade de drenagem. Embora apreciando humidade constante, não tolera excesso de água. Adapta-se bem a temperaturas moderadas.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Evidências de Outono

Aí estão as cores quentes e os motivos de Outono, que eu tanto gosto. O Outono é uma estação do ano e a "idade" das coisas maduras. É também a preparação da natureza para um logo e merecido "sono" de Inverno e o retemperar de forças para renascer novamente.





 

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Coelogyne fimbriata


Esta pequena espécie do género Coelogyne é extremamente generosa, porque se desenvolve com grande vigor, apresentando belas florações por um período de tempo prolongado, com flores sucessivas na sua curta haste e cores pouco comuns na família das orquidáceas.
É também uma orquídea de muito fácil cultivo e que se multiplica quase como as "ervas daninhas", crescendo em todas as direcções.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Oncidium varicosum var. rogersii



Mais uma floração de um dos meus mais antigos exemplares do género Oncidium. Muito fácil de cultivar, "montado" em placa de cortiça, pouco exigente em temperaturas e que floresce sempre com regularidade, com flores de grande porte e com longas hastes (cerca de 1 metro).
Família: Orchidaceae
Género: Oncidium
Espécie: varicosum
Variedade: rogersii
Habitat natural: Espécie epífita, que cresce nas florestas do Brasil, Bolívia e Paraguai, em altitudes entre os 800 e os 1100 metros.