É a época dos Cymbidium. Este é um dos mais recentes na minha colecção. Gosto, em particular, das cores e formas do seu labelo, em contraste com o verde amarelado das restantes pétalas e sépalas.
Outros
▼
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Cymbidium (hibrido)
É a época dos Cymbidium. Este é um dos mais recentes na minha colecção. Gosto, em particular, das cores e formas do seu labelo, em contraste com o verde amarelado das restantes pétalas e sépalas.
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Phalaenopsis lindenii
Comprei esta Phalaenopsis em 2010, uma planta ainda jovem. Durante cerca de ano e meio teve um desenvolvimento muito bom e está agora com a sua primeira haste floral, com muitas flores bem coloridas e de belo efeito.
Família: Orchidaceae
Género: Phalaenopsis
Espécie: lindenii
Habitat natural: Desenvolve-se nas zonas montanhosas das Filipinas, em altitudes entre os 1000 e os 1500 metros.
Cultivo: Está cultivada "montado" numa casca de pinheiro, exigindo regas e adubações constantes ao longo de quase todo o ano. Também pode ser cultivado em vaso, com regas mais espaçadas. É uma das poucas espécies deste género que se adapta melhor a ambientes mais frios.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Paphiopedilum (híbridos)
Mesmo para os mais aficionados das espécies o género Paphiopedilum possui uma vasta série de híbridos "complexos" que, para além de belos, são extremamente fáceis de cultivar. Estes foram os primeiros a florir neste Outono-Inverno, com flores de grandes dimensões e de formas e tonalidades bem distintas.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Zygopetalum mackaii
As noites anormalmente frias do mês de Agosto passado induziram florações antecipadas no género Zygopetalum. Este ano apresentam muitas e fortes hastes, com flores bem desenvolvidas e perfeitas.
Apesar de ser uma das espécies mais antigas da minha colecção, nunca me canso de as apreciar sempre com a mesma intensidade, tanto pela sua exótica beleza, como pelo seu intenso e agradável perfume, que se faz anunciar mesmo à distância.
Desde que respeitando algumas regras básicas para este género, sobretudo um relativamente longo período de descanso, no que toca a regas, na parte final do Verão e início do Outono, é uma orquídea extremamente fácil de cultivar com sucesso.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Cymbidium erythraeum
Uma das minhas espécies preferidas no género Cymbidium e que todos os anos apresenta várias e belas hastes florais de grande dimensão, com 15 a 25 flores perfumadas.
Família: Orchidaceae
Género: Cymbidium
Espécie: erythraeum
Habitat natural: Espécie epífita e ou litófita, das florestas de algumas regiões da China, Vietname, Birmânia, Nepal, Índia, Butão e Himalaias, em altitudes entre os 1200 e os 2400 metros.
Cultivo: Adapta-se a ambientes temperados/frios e deve ser cultivado em substratos próprios para orquídeas terrestres, mas com boa drenagem. Fertilizar e regar ao longo de quase todo o ano, reduzindo estas no período de Inverno.