Outros
▼
sexta-feira, 29 de abril de 2011
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Bletilla striata
Uma bela orquídea terrestre, muito fácil de cultivar e que floresce com extrema regularidade. Sobrevive a baixas temperaturas, podendo mesmo ser cultivada em canteiros de jardins ao ar livre.
Família: Orchidaceae
Género: Bletilla
Espécie: striata
Habitat natural: Planta terrestre, com pseudobolbos subterrâneos, das florestas da China e do Japão.
terça-feira, 26 de abril de 2011
Orquídeas das Serras de Aire e Candeeiros (2)
Mais algumas das orquídeas observadas nas Serras de Aire e Candeeiros, na semana passada, que demonstram a riqueza da diversidade de géneros e espécies que ali podemos encontrar. Sobre a orquídea da última foto, desta série, considero tratar-se de uma "Orchis mascula", mas sem uma avaliação conclusiva da mesma. Será que alguém poderá ajudar na sua classificação?
sábado, 23 de abril de 2011
Orquídeas das Serras de Aire e Candeeiros
Dediquei esta semana a calcorrear algumas das serras de Portugal (Centro e Sul), com o objectivo de encontrar e fotografar orquídeas silvestres portuguesas. Voltei, este ano, às Serras de Aire e Candeeiros, um dos meus locais favoritos, tanto pela beleza paisagística, como pela diversidade de orquídeas que podemos encontrar. Aqui ficam fotografias de algumas das orquídeas que pude admirar.
domingo, 17 de abril de 2011
Cymbidium (híbridos)
Mais alguns híbridos de Cymbidium, estes dois com floração mais tardia e que são cultivados ao ar livre. O segundo é uma espécie de pequeno porte (planta e flores).
sábado, 16 de abril de 2011
Dendrobium sulcatum
Mais uma floração desta espécie de pequeno porte, que se destaca pelos seus pseudobolbos fortemente achatados e florações densas de marelo ouro, cultivada como uma orquídea epífita, adaptando-se bem em ambientes temperados e com bom grau de humidade.
Família: Orchidaceae
Género: Dendrobium
Espécie: sulcatum
Habitat natural: Zonas tropicais, com altitudes entre os 500 e os 1000 metros, da Birmânia, Tailândia, Laos, Índia e China.
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Oncidium bifolium
Tal como a maioria dos que cultivo, este Oncidium de pequeno porte está "montado" numa placa de cortiça, desenvolvendo-se muito bem e com florações regulares e perfumadas. Cultivados desta maneira apenas exigem regas mais frequentes e adubações constantes mas, em contrapartida, estão menos sujeitos a doenças ou problemas de envelhecimento dos substratos, sobretudo o apodrecimento das raízes.
Dado ser uma espécie de altitude, adapta-se bem a ambientes temperados e frios.
Família: Orchidaceae
Género: Oncidium
Espécie: bifolium
Habitat natural: Florestas frias de algumas montanhas do Brasil, Bolívia, Uruguai e Argentina, entre os 1000 e os 3000 metros de altitude.
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Lycaste lasioglossa x Lycaste skinneri
Este é um híbrido primário entre o "Lycaste lasioglossa" e o "Lycaste skinneri" e que apresenta flores enormes e com contraste de cores de um belo efeito, reunindo o melhor dos dois "progenitores. Infelizmente nem sempre é fácil de fazer florir. Apesar de estar uma planta enorme só deu uma única flor.
Como a generalidade dos Lycaste, deve ser cultivado em ambiente temperado, de meia sombra e com boa humidade.
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Dendrobium thyrsiflorum
O meu "Dendrobium thyrsiflorum" está, esta Primavera, novamente com uma floração abundante e exuberante. É uma orquídea relativamente fácil de cultivar e que compensa bem também pela facilidade e pela beleza com que floresce.
terça-feira, 5 de abril de 2011
Ainda mais Magnólias...
As Magnólias do meu jardim continuam a florir, agora com outras espécies de flor ligeiramente mais tardia.
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Cymbidium (híbrido)
Quando este Cymbidium, de que não sei o nome do híbrido, veio para o "meu espaço" trazia uma haste floral. Passados dois anos está uma planta vigorosa e com oito hastes pendentes, com um colorido fora do normal e de um belo efeito.
Este híbrido exige, contudo, temperaturas um pouco mais elevada do que a maioria, pelo que é um risco cultivá-lo no exterior. Este meu está na estufa, conjuntamenete com as outras orquídeas de clima temperado.
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Restrepia seketii
Uma das "jóias" miniatura adquiridas no London Orchid Show 2011, já com as hastes florais em formação e que agora já mostrou a beleza das suas flores.
Esta espécie do género Restrepia é originária de uma área muito restrita da Colômbia, sendo extremamente rara, tanto no seu habitat natural como também em cultivo.
É uma planta epífita que se desenvolve em zonas temperadas/frias e as suas flores são de pequenas dimensões (cerca de 2 cm), podendo apresentar ligeiras variações.
Pode ser cultivada em pequenos vasos com substrato para orquídeas epífitas e ou "montada" em placas de cortiça, necessitando de um grau de humidade constante, devido à ausência de pseudobolbos.